sexta-feira, 10 de junho de 2011

Timão campeão brasileiro este ano ou em 2012', diz Tite


O técnico Tite conquistou seus principais títulos na carreira no Rio Grande do Sul, por Grêmio e Internacional. Em São Paulo, já dirigiu o Palmeiras (2006) e, pela segunda vez, comanda a equipe do Corinthians. Mas nunca levantou um troféu.

Uma situação que, além de incomodá-lo, faz com que as críticas de jornalistas paulistas e dos próprios torcedores corintianos sejam mais pesadas. Esse é um dos pensamentos do treinador, que concedeu entrevista exclusiva ao LANCENET! no CT Joaquim Grava.

PERDA DO BRASILEIRÃO-10, COM 'AJUDA' DOS RIVAIS, AINDA INCOMODA O TREINADOR

– Sabe o que está faltando para mim em São Paulo? É o título! Vou ser bem direto: o título vai me credenciar – afirma o treinador, com a voz firme e o semblante sério, característicos nas entrevistas.

A perda do título brasileiro do ano passado, na qual participou apenas nas últimas oito rodadas, a queda precoce na Copa Libertadores para o Tolima (COL) e o vice do Estadual não abalaram a confiança da diretoria, que enxerga o bom trabalho do treinador, responsável direto pela reconstrução do time após saídas de cinco titulares.

‘EMERSON VAI QUERER MOSTRAR SEU VALOR CONTRA O FLU’

A confiança no título nacional deste ano, com a chegada de reforços, também é exaltada por Tite no bate-papo com a reportagem do LANCENET! que durou cerca de 30 minutos. Acompanhe os principais trechos da entrevista do treinador:

LANCENET!: A atitude de valorizar Julio Cesar, após a contratação de Renan, é um recado para o grupo de que quem merecer vai jogar?

TITE: Sim, é um item profissional em cima de merecimento pelo trabalho. Não existe o cunho pessoal. Eu meço também desempenho, qualidade e performance do atleta. E a performance é medida em uma sequência de trabalho, pelo número de jogos e não em uma oortunidade só. Por exemplo, eu não coloquei Willian em um único jogo. No primeiro ele não foi bem, no segundo não esteve legal e no terceiro foi muito bem.

LNET!: Além de lateral-esquerdo, quantos jogadores precisa?

TITE: Preciso de um jogador de composição para o meio de campo, para ser um dos armadores do losango, com infiltração. Aqueles que fazem os armadores, como jogavam Elias e Jucilei, que agora está Paulinho e que pode ser Edenilson...de ter um do outro lado um infiltrador, com característica do Elias, de infiltração, de chegada mais a frente.

LNET!: Então você usa o time no 4-2-3-1 porque não tem um jogador para voltar o losango, que foi como você começou no ano passado?
TITE: As duas formas para mim são as usuais e são as mais trabalhadas por mim e já vem antes com o próprio Mano (Menezes). Onde a equipe produzir mais e o atleta individualmente produzir, vou soltar. Vou deixar as coisas continuarem. Vamos deixar acontecer para ver.

LNET!: Com a chegada do lateral, acha que brigará pelo título?
TITE: Vou pegar o meu passado para ter a referência. O grupo com que o São Caetano foi campeão foi todo montado por mim e pela direção. O grupo base do Corinthians que foi campeão (brasileiro de 2005) e as contratações foram feitas basicamente quando eu estava. No Inter, a reformulação deu o título da Sul-Americana, campeonato gaúcho invicto após 35 anos, foi remontagem que colhi frutos. Também houve remontagem do Grêmio campeão. O que eu quero dizer com isso é que, se eu tiver tempo, os resultados surgirão para buscarmos o título.

LNET!: No caso do atual Timão...

TITE: Nós estamos qualificando o grupo e o montando para ser campeão, sim. Tomara que aconteça neste ano. Mas pela qualidade do que está se formando, ou bate campeão esse ano, ou vai brigar pelo título ou será campeão no ano que vem. Pode até não ser campeão comigo, mas a formação da qualidade desse grupo vai bater dessa forma. Por isso que não busco jogadores em quantidade, mas procuro qualificação e o aproveitamento de jogadores que estão surgindo ou emprestados.

LNET!: Você perdeu William, Elias, Ronaldo e Roberto, a espinha dorsal. Como remontar um grupo sem essas cabeças pensantes?

TITE: Dividindo as responsabilidades. Aqueles que eram porta-vozes, Elias, que você citou, eles iam ali dar uma entrevista coerente, sabendo como colocar as palavras e externar a ideia, porque senão fica complicado. O pepino do técnico permaneceu inalterado, claro. A responsabilidade vai para Chicão, Paulo André, Liedson, Danilo...

LNET!: Muricy fala que o psicológico no futebol não pesa, mas você sempre adorou isso. Isso, no futebol, é maior do que pensam?
TITE: Ela tem importância. Também vejo que a essência do futebol é tática. O técnico dá ao atleta qualidade nos seus treinos e confiança para jogar. Não acredito que técnico passe motivação. A motivação é muito particular. Dinheiro pode dar motivação, reconhecimento público, medo de perder. O que eu posso é dar função tática. Às vezes fiquei um pouco com a marca porque teve isso em um jogo decisivo com o Grêmio. Mas essa não é a minha essência. A essência é do microciclo durante a semana, de saber quando fazer trabalhos táticos, estar concentrado, quando soltar um pouco.

LNET!: Você fica bravo quando falam que você gosta de empatar? Que joga defensivamente? Dá para separar as críticas construtivas?

TITE: Claro que filtro, isso é automático. Dizer que não é ser mentiroso e isso eu não faço. Ouço bastante críticas, filtro. Quando é uma coisa incoerente, com falta de qualificação, fico bravo, sim. Como é que um cara desses faz esse tipo de comentário se ele não consegue enxergar a função que o atleta faz e o que ele fez no treinamento? Não dá para ter uma crítica pura e simples. Não dá.

LNET!: O que falta, então?
TITE: Sabe o que está faltando para mim em São Paulo? É o título! Vou ser bem direto: o título vai me credenciar. No Rio Grande do Sul, encontro torcedor gremista e ele fala: “O time que mais jogou bonito e nos satisfez enquanto torcedor era o Grêmio de 2001”. Aí eu abro um sorriso. Encontrei um casal torcedor do Internacional que disse assim: “O time que mais jogou e que mais gols fez durante o ano todo foi aquele time campeão da Sul-Americana invicto. Tite, nós ganhávamos e era bonito. Fez 7 a 0 na final do campeonato gaúcho e era bonito de ver”.

LNET!: Então falta...
TITE: Talvez isso falte aqui para mim. Ou tenha faltado tempo para construir uma equipe para bater campeã. Aí existe a avaliação no contexto geral. Até porque foram dois trabalhos da seguinte forma: tira o Corinthians da zona de rebaixamento depois de ter quase caído para a segunda divisão no Paulista. Nós terminamos o Brasileiro em quinto e quase fomos à Libertadores. Tira o Palmeiras da zona de rebaixamento do Brasileiro, depois de ficar 40 dias na zona de rebaixamento. Esse peso também caiu para mim.

LNET!: Após a perda do Paulista para o Santos, esse bom começo que o time tem no Brasileiro é fundamental para brigar pelo título?
TITE: Ele é fundamental, gostaria que o título tivesse acontecido, mas eu tenho de olhar o outro lado, né? Foi contra o Santos, finalista da Libertadores e que está montado há mais de dois anos com a sua base. Se desconsiderarmos isso, estamos desconsiderando trabalho. Estou falando do Santos geral desde a formação deste grupo. São jogadores rodados. Mesmo o goleiro que veio agora, estava dentro do próprio grupo e se firmou. Nós fizemos o jogo decisivo no taco, diferentemente do que aconteceu na Libertadores, com outras circunstâncias com o Tolima. Nem condicionado fisicamente e com ritmo a equipe estava. Ir para a briga com a equipe. A equipe sem estar condicionada foi um pepino que tive de carregar.

LNET!: E a discussão com Felipão, ficou tudo resolvido?
TITE: Eu defendi os interesses do Corinthians e os meus interesses em um jogo de futebol, com o maior orgulho que tenho do clube e meu.

LNET!: Neste momento, quem você destacaria como principal concorrente pelo título Brasileiro?
TITE: É muito cedo ainda, porque a equipe que será campeã ela se fortalece e se forma dentro do campeonato. Ela passa pela qualificação dos atletas que vêm e os que o clube não deixa sair. Hoje, no momento, a melhor equipe do Brasil é o Santos, por estar com a base há dois anos.


FONTE:LANCENET!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by | Bloggerized by Lasantha